Summer Soul Festival 2012

Rox rock's

Bruno é de outro planeta

Florence é um ser mágico



Florianópolis - Quando cheguei em Jurerê Internacional encontrei uma fila em espiral com quase 500 pessoas. Isso sou eu quem diz e alerto que a lei da relatividade pode ter influenciado minha capacidade de mesurar o tamanho da fila. A ansiedade para ver Rox, Florence and The Machines e Bruno Mars também me fez visualizar apenas a porta de entrada da casa de shows.

Desde que a cantora inglesa Rox subiu ao palco, faltando 15 minutos para as 23h, até a despedida de Bruno Mars, quatro horas depois, a edição catarinense do Summer Soul Festival foi uma experiência daquelas que se conta para os filhos quando as bandas acabam.

Vestida de preto e com cabelos clareados, Rox estava impecável. A dama do jazz e sua banda atacavam com arranjos soul, pop e reggae. Ela cantou os sucessos “I Don't Believe” e “My baby left me", que já integrou a trilha sonora da novela brasileira, "Araguaia". A cantora também fez um cover de uma música da Rihanna, “Only girl (in the world)”. Rox elogiou o público brasileiro. “Foi a semana mais fantástica da minha vida”. Ela carrega ainda a responsabilidade de ser chamada de a nova Amy Winehouse pela crítica. Ao fim do show, ela fez questão de assistir os outros espetáculos do camarote e recebeu alguns fãs.

Mesmo revezando o palco, não houve grandes atrasos nas apresentações. A britânica Florence Welch apareceu no palco em seguida e foi ovacionada. Chorou por duas vezes com a recepção do público e pediu “por favor, me recebam de novo aqui”. Florence and the Machine fez um show imponente, e as músicas da cantora tomaram vida própria. Que voz emocionante e forte. Conseguia chegar e atingir o público, especialmente quando cantou “You Got the Love”, “Shake It Out” e “The Dog Days Are Over”.

Para encerrar o festival, o havaiano Bruno Mars levantou a plateia com o pop cheio de ginga, refrões melódicos e grudentos. Os fãs deveriam receber parte da bilheteria do show. “Billionaire”, “The Lazy Song” e “Grenade” foram um coro, Bruno estendeu o microfone em direção ao público e curtiu o sucesso. Inúmeras vezes comparado a Michael Jackson, ele concorre a seis Grammy’s no próximo mês. Esse foi o último show da turnê do primeiro álbum do cantor, que pediu licença ao público para cantar algumas músicas de gosto pessoal. “Roxanne” do grupo The Police e também uma mistura de Nirvana, Michael Jackson e White Stripes. Destaque especial para o ótimo conjunto de metais. Bruno brincou com a plateia, mostrou que canta e toca de verdade e acabou encerrando a noite em grande estilo com “Talking to the Moon”, que fez parte da trilha sonora da novela “Insensato Coração”. Na volta para o hotel fiquei procurando algum defeito nas apresentações, mas me dei por vencido. O festival na ilha deixou um gostinho de quero mais e especula-se que na próxima edição, a britânica Adele será a principal atração.

O que é a música Soul?

Soul (em inglês: alma) é um gênero musical afro-americano que nasceu durante o final da década de 1950 e início de 1960. A apresentação da música soul é muito emotiva, a melodia é complexa e com improvisações. Os ritmos costumam ser acentuados com o bater de palmas. A música soul normalmente apresenta cantores acompanhados por metais como trompete e saxofone.

Quem é Soul?

Não citar os precursores do movimento é impossível, como Ben E. King, Ray Charles, Solomon Burke, Jackie Wilson, Sam Cooke e os Isley Brothers. Little Richard e Chuck Berry também entraram na onda no final dos anos 1950. A popularidade do gênero cresceu muito com James Brown, Aretha Franklin, Otis Redding, Wilson Pickett e Joe Tex. Super-estrelas do soul: Prince, Michael Jackson, Whitney Houston, Janet Jackson e Tina Turner também ganharam grande popularidade durante a última metade da década de 1980. Impossível é deixar de lado a já falecida Amy Winehouse.

O soul está no Brasil?

Tim Maia é soul, assim como Sandra de Sá, Toni Tornado, Ed Motta, Jorge Bem Jor e Paulo Diniz.

Eu conheço Soul?

Conhece. Não há quem nunca tenha ouvido a música “My Girl” do grupo The Temptations, que foi regravada pelos Beatles e também pelos Rolling Stones. E também os sucessos de Tim Maia, “Primavera” e “Gostava Tanto de Você”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEM LÓGICA NEM CRONOLOGIA